Organizações da Sociedade Civil recebem ações do Maio Amarelo

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), promoveu ação solidária dentro do Movimento Maio Amarelo (MMM) junto a duas Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). A atividade aconteceu nesta quinta-feira (22), e visou aproximar comunidades não convencionais da temática do trânsito, por meio de atividades sociais e educativas.

Uma das instituições visitadas do dia foi o Abrigo Bem Me Quer, localizado na Estrada da Cascalheira, s/n, no Parque das Mangabas. O objetivo da ação, segundo o agente de trânsito e transporte, Márcio Veimrober, é mostrar que a função do agente vai além da fiscalização. “Existe um papel que é social e educativo, e nesse contexto do Abrigo, a gente vem evidenciar pro idoso que ele tem direito à dignidade humana, à liberdade de expressão, a opinar, ao lazer, à arte, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa”, explicou.

A assistente social do Abrigo, Milena Fontes, sentiu-se grata pela doação de alimentos recebida, bem como pela tarde de conversa amiga, ao tempo em que manifestou sua insatisfação com o comportamento inadequado de parte condutores, no município. “Há muito desrespeito. Eles estacionam em locais que a gente precisa ter acesso para, por exemplo, colocar cadeira de roda quando a gente vai levar os idosos para alguma clínica, e isso é uma falta de respeito às regras”, lamentou.

Outro que considera a falta de respeito ao ser humano como principal agravante nas relações, especialmente as que se dão dentro do trânsito, é o interno do espaço há 10 anos, Luís Manoel Monti, de 68 anos. “Eu comecei a dirigir aos 18 anos, tanto carro quanto moto. Tinha vezes que eu largava a moto aqui e pegava ônibus, pra não me expor. Quando tive derrame [há 15 anos], eu parei de dirigir tudo, porque é muita responsabilidade. Tem muito pai de família que está aí, hoje, sofrendo, por causa desses inconsequentes”, referindo-se aos insuficientemente cuidadosos, quando no trânsito.

Pela manhã, a equipe da STT visitou a Associação Comunitária Estiva Buris de Abrantes (Aceba), na orla do município. Por lá, o grupo também entregou alimentos e promoveu um bate-papo com as mulheres atendidas pela instituição. O propósito foi o de estimular reflexões acerca da imagem que a figura feminina possui no trânsito, bem como de esclarecer eventuais dúvidas das participantes.

A Operação Trânsito Solidário faz parte do projeto ” Transitando 360° “. Junto com o projeto “Os Caminhos da Escola – Zona 30”, reúnem as ações do MMM. Ambas visam a aproximação da comunidade com a temática do trânsito, por meio de atividades promovidas em escolas, associação de bairros, bares, abrigos, hospitais, shoppings, supermercados, empresas, entre outros, tendo como finalidade evidenciar a consequência de ações individuais no coletivo.

Em 2025, o movimento global Maio Amarelo tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. O objetivo do trabalho é promover trânsito seguro para todos, estimulando ações de conscientização junto a diferentes públicos.

Foto: Patrick Abreu

Notícias relacionadas

STT promove treinamento básico em primeiros socorros para ciclistas

Prosseguindo com as ações dentro do Movimento Maio Amarelo,...

Operação Desacelere mobiliza tráfego em Camaçari

A prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de...

Ações do Maio Amarelo nas Escolas têm início em Camaçari

De forma lúdica, estudantes do 4º ano da Escola...

STT inicia nesta quarta-feira ação educativa Maio Amarelo nas Escolas

Nesta quarta-feira (14) acontece a abertura do Maio Amarelo...