Operação Desacelere mobiliza tráfego em Camaçari

A prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), realizou nesta quarta-feira (21) a Operação Desacelere em semáforos da sede e orla do município. A atividade da autarquia é parte da agenda local do Movimento Maio Amarelo, cujo tema em 2025 é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.

Agentes de Trânsito caracterizados com roupas de “Anjo” e “Morte”, acompanhados pelas mascotes da Superintendência, Camaçarina e Camaçarino, abordaram condutores e transeuntes para sensibilizá-los sobre a importância do respeito às regras de trânsito. No semáforo localizado no cruzamento da Rua do Contorno do Centro Administrativo com a Francisco Drumond, a ação mudou a dinâmica da manhã.

Nesse cruzamento, o motociclista Luiz Henrique Ribeiro, 39 anos, manteve-se tranquilo ao dar de cara com o personagem da Morte. Quando perguntado sobre aquela experiência, respondeu que nada tinha a temer. “Eu ando certo, então está tudo tranquilo”, disse sorrindo, depois de ter parado em respeito ao sinal vermelho apresentado pelo conjunto semafórico.

A estudante de enfermagem Tainá Queiroz, 20 anos, moradora do Ficam, achou tudo meio estranho no início, mas reconheceu a importância de conscientizar a população em função da segurança da mobilidade humana. “Infelizmente, mesmo o sinal estando vermelho a gente sempre tem que ficar olhando pra ver se o pessoal vai acelerar ou não, porque muita gente acelera. A gente tem que estar sempre atento”, reconheceu.

Enquanto a personagem da Morte causava alvoroço, a do Anjo abordava a todos distribuindo o laço amarelo, representação do Movimento que leva o tema trânsito, de modo ampliado, para a sociedade.

Para Leide Simões, agente da STT e integrante da Comissão Especial de Educação, Aperfeiçoamento e Saúde do Servidor (CEAS) do órgão, a campanha oportuniza a reflexão. “Se a gente não tiver as atitudes corretas, e descumprirmos as regras de trânsito, a gente pode se aproximar de um personagem desse, que queremos que esteja distante, como a morte”, reconheceu a profissional, convidando a todos a transitarem pelos caminhos em direção ao cumprimento das leis de trânsito, que existem para preservar a vida.

Além do semáforo localizado na frente do Centro Administrativo, a ação pela manhã também aconteceu no da Rua Costa Pinto, no Centro da sede. A orla recebeu a ação à tarde na Rua do Colégio, em Vila de Abrantes, bem em frente ao Centro Educacional Marquês de Abrantes e a Escola Municipal Maria Eliza Dias de Azevedo.

A Operação Desacelere integra o projeto Transitando 360°, que tem como proposta levar a educação para o trânsito para espaços diversos, inclusive os não convencionais.

As diversas atividades da STT no Movimento Maio Amarelo são desdobramentos dos projetos “Transitando 360°” e “Os Caminhos da Escola – Zona 30”. Visam, em seu conjunto, a aproximação da comunidade com a temática do trânsito, por meio de atividades promovidas em associação de bairros, bares, abrigos, hospitais, shoppings, supermercados, empresas, entre outros. Têm como finalidade evidenciar a consequência de ações individuais na sedimentação da realidade compartilhada coletivamente.

O Maio Amarelo é um movimento global que realiza ações de conscientização com o objetivo de promover o trânsito seguro para todos, em qualquer situação.

Foto: Rafael Küster

Notícias relacionadas

STT promove treinamento básico em primeiros socorros para ciclistas

Prosseguindo com as ações dentro do Movimento Maio Amarelo,...

Organizações da Sociedade Civil recebem ações do Maio Amarelo

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de...

Ações do Maio Amarelo nas Escolas têm início em Camaçari

De forma lúdica, estudantes do 4º ano da Escola...

STT inicia nesta quarta-feira ação educativa Maio Amarelo nas Escolas

Nesta quarta-feira (14) acontece a abertura do Maio Amarelo...